connected

AD BANNER

Prefeitura ou Distribuidora de Combustível?


A Prefeitura de Aporá continua com contratos um tanto quanto extratosféricos no ano de 2012. No dia 30 de Janeiro do corrente ano a referida Prefeitura publicou no Diário Oficial dos Municípios, sob Edição nº 223, do Ano V, no Caderno 2, alguns contratos celebrados entre a mesma e algumas empresas prestadores de servições diversos.

Um desses contratos refere-se à Empresa representada pelo Sr. José Alcides Dantas Neves, que sobcontrato de nº PP002/2012 terá a finalidade de disponibilizar o Fornecimento de Combustíveis e Óleo Lubrificante, para Abastecimento dos Veículos e Máquinas pertencentes a este Município. Até então tudo normal, não fosse o valor e período de vigência desse contrato. Confira abaixo:



Vale ressaltar que tal empresa , nos últimos anos, tem sido contratada pela Prefeitura para a mesma finalidade, conforme contratos publicados no Diário Oficial dos Municípios e evidenciados abaixo:
Recorte do Diário Oficial dos Municípios
Recorte do Diário Oficial dos Municípios

Analisando-se o contrato referente ao exercíco 2012, o valor sofreu um acréscimo e majoraçãoconsideração comparado aos de 2010 e 2011.

Pasmem, o valor de R$ 732.190,00, referente a 2012 permite-nos fazer algumas elucidações. Tais como:

·         Quanto de combustível daria para se adquirir com o valor deste contrato?
·         Quantos quilômetros daria-se para rodar com tanto combustível?
·         Será que a frota de veículos desta Prefeitura necessita de tanto combustível assim?
·         Será ainda que dispõe de veículos suficientes para gasta-se tal combustível?


Vamos a algumas respostas:

Levando-se em consideração o preço de mercado praticado na região, de aproximadamente R$ 2,80por litros de gasolina, o valor do contrato seria suficiente para comprar 261.496 litros do combustível mencionado. Quase o equivalente a 8 caminhões tanques de 30.000 litros cada. Parece pouco, mas prossigamos...

Essa quantidade de litros de combustível daria para rodar 2.614.960 Km (Dois Milhões, Seiscentos e Catorze Mil, Novecentos e Sessenta Quilômetros) em um ano, adotando-se como referência que os veículos pertencentes à Prefeitura têm um consumo médio e aproximado de 10 quilômetros por litro.

Vamos então a uma continha básica:

ü  Se um ano tem 12 meses, daria para rodar 217.914 Km por mês;
ü  Se um mês tem 30 dias, daria para rodar 7.264 por dia.

Sendo mais preciso, o combustível seria suficente para dar 6.570 viagens por ano, 540 viagens por mês ou 18 viagens por dia, ambas para Salvador.
Simulação Ida e Vinda Aporá==>Salvador

Imagine que a distância entre Aporá e Salvador seja de 400 Km (Quatrocentos Quilômetros), entre ida e volta, o montante diário daria para a Prefeitura enviar aproximados 18 carros de passeio por dia para Salvador, durante o ano inteiro. Veja a ilustração:
Simulação de Frota

O problema é que a Prefeitura ainda não dispõe de veículos no quantitativo suficiente para fazer essas 18 viagens por dia a Salvador. Como entender?

Talvez queira justificar o uso de tal combustível com suas mais novas aquisições, quais sejam 2 ônibus escolares.
Simulação de frota

Entretanto, o consumo desses ônibus é equivalente ao de um carro de passeio que é de 10 km por litro. Bastava-se então, retirar dois dos 18 carros acima para equivalerem aos referidos ônibus e ainda assim teríamos 16 viagens possíveis para Salvador.

Ressaltando-se ainda que por mais que sejam utilizados, os dois ônibus não rodarariam 400 km por dia cada um.

Por fim, espera-se que o Poder Legislativo assuma o seu papel de fiscal e analise o quanto abordado acima e consiga esclarecer ou elucidar onde usaria-se tanto combustível.
Eleições 2012

É pertinente advertir que este ano é Ano de Eleições Municipais e que por isso devemos ficar de olho nas Contas Públicas para que o dinheiro público não seja utilizado para outros fins.
Fonte: AporáInfoTom

0 Comments:

Postar um comentário

Aviso Legal:
1) Por favor, coloque seu nome nos comentários; não é uma regra nem uma obrigação, mas nos ajuda na hora de respondermos. Grato.

2) As opiniões aqui expressas por meio de comentários não refletem a opinião dos autores, e são de total responsabilidade de quem comentou.

3) Caso tenha alguma crítica ou denúncia a realizar, preze pelo respeito com a pessoa/organização criticada, ou seu comentário não será exibido