connected

AD BANNER

Pneus, para que vos quero?


Revenda de pneus???  Concessionária??? Não, Prefeitura Municipal de Aporá!!!
Prefeitura Municipal de Aporá

No último dia 15 de Setembro de 2011, em publicação sob nº 191 do Diário Oficial dos Municípios da Bahia, a Prefeitura de Aporá deixou seus munícipes “abismados” ou “impressionados”. Publicou-se um Contrato Administrativo entre a Prefeitura supra e a empresa Joel Fernandes de Souza – ME, com o objetivo de se adquirir pneus novos para a manutenção da frota de veículos pertencentes ao Município de Aporá.

Adicionar legenda

Recorte do Diário Oficial dos Municípios
O que nos abismou fora o valor do contrato de R$ 143.620,00 (Cento e Quarenta e Três Mil, Seiscentos e Vinte Reais), bem como o prazo de vigência de 22 de Julho a 31 de Dezembro de 2011 “precisos 05 (cinco) meses e 09 (nove) dias de vigência”. Parece algo normal, não fossem as especulações abaixo:


O custo de mercado de um pneu novo, que atenda às necessidades dos carros pertencentes à Prefeitura de Aporá, pode ser de aproximadamente R$ 200,00 (Duzentos Reais), levando-se em consideração os modelos de carros que a mesma possui. Portanto, o montante acima seria suficiente para comprar exatos 718 pneus nesses moldes.
Simulação de frota

 O intrigante é que um veículo dispõe de 05 pneus, sendo 04 de uso e 01 reserva, e os 718 pneus dariam portanto para trocar os pneus de 143 (cento e quarenta e três) carros, quando se sabe que a prefeitura dispõe de aproximados 10 (dez) veículos em sua frota efetiva.

Outro dado interessante é que um conjunto de pneus novos, ainda que em condições severas, tem uma vida útil de no mínimo40.000 Km (Quarenta Mil Quilômetros). Levando-se esse dado anterior em consideração, pode-se imaginar que uma troca de pneus daria para um veículo deslocar-se 100 (Cem) vezes para Salvador, visto que são aproximados 400 Km (Quatrocentos Quilômetros) entre ida e volta.


Deslocamento Salvador <=> Aporá

 Em outras palavras daria para um mesmo carro dar 25 (vinte e cinco) viagens a Salvador por mês, durante 04 (quatro) meses. E como a Prefeitura dispõe de cerca de 10 (dez) veículos oficiais, o valor do contrato daria para que os dez carros pudessem trocar de pneus 14 (quatorze) vezes.


 Muitos não gostam de contas, mas o valor do contrato supriria a necessidade para aproximados 56 (cinquenta e seis) meses de deslocamento para todos os seus veículos. Mais que o período de um mandato que é de 48 meses.


Por fim, só posso parabenizar ao prefeito por se preocupar tanto em garantir que nossos poucos veículos disponham de pneus novos por tantos meses, oferecendo segurança aos que necessitam deste serviço público. Esperando ainda que o próximo gestor se preocupe com o descarte de tantos pneus, evitando-se assim danos ao meio ambiente!!!



fonte: AporáInfo Tom

5 comentários:

  1. Meu Deus!!!!
    Que homem é esse?
    Será que os "nossos" vereadores não tem o conhecimento disso?
    Ou estão todos na mesma panelinha.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, só faltou divulgar a fonte de origem, pois já vi em outro blog e o autor merece os créditos!!!!
    Fonte: aporainfotom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É amigo, apesar das estradas estarem precária, será que gastaria tanto pneu assim, as eleições estão chegando será que o povo vai ter conciencia na hora de escolher o novo prefeito desta cidade.. é um absudo o que acontece em Aporá..."É UMA FARTURA", falta posto médico de qualidade, falta boms gestores para a administra a cidade, falta tudo....

    ResponderExcluir
  4. É uma vergonha,é pena que a maior parte dos eleitores de nosso município se quer sabe ler, muito menos fazer cálculos. Cabe aos internautas abrir os olhos dos menos favorecidos educacional mente.

    ResponderExcluir
  5. O prefeito ainda tem a coragem de dizer que não tem dinheiro pra dar o reajuste salarial dos funcinários que estão com os salários congelados a dois anos. Vergonha

    ResponderExcluir

Aviso Legal:
1) Por favor, coloque seu nome nos comentários; não é uma regra nem uma obrigação, mas nos ajuda na hora de respondermos. Grato.

2) As opiniões aqui expressas por meio de comentários não refletem a opinião dos autores, e são de total responsabilidade de quem comentou.

3) Caso tenha alguma crítica ou denúncia a realizar, preze pelo respeito com a pessoa/organização criticada, ou seu comentário não será exibido